O que você faz com as cascas de legumes? Joga fora? - Moleza App

O que você faz com as cascas de legumes? Joga fora?

Hoje vamos falar sobre a reutilização de alimentos, dando dicas para evitar o desperdício em nossa casa.

DEPOIS DE VER ESSE POSTS VOCÊ NUNCA MAIS VAI FAZER ISSO!

Sempre fui de jogar as cascas fora, ou como fui criada na roça dávamos para os porcos comer rsrs. E depois de alguns anos peguei minha mãe juntando essas cascas e fiquei pensando o que ela estava aprontando dessa vez, e fiquem pasmos ela foi ferver alegando que iria colocar nas suas flores. Isso mesmo nas flores.

Agora pra que colocar o caldo das cascas nas plantinhas?! Ficou se perguntando também né?

Vem ver as algumas das utilidades que elas tem…

Adubo liquido: O adubo orgânico líquido é um tipo de adubo que pode ser utilizado na horta de casa sem precisar gastar nada. O primeiro passo é guardar todos os restos de alimentos que forem utilizados na sua casa. Faça isso durante uma semana. Guarde cascas de frutas, legumes e verduras que iriam para o lixo, ferva os restos com água e reserve, aplique nas suas plantas. Repita a aplicação 1 a 2 vezes por mês. Observe o crescimento das plantas e faça as adaptações que julgar necessárias.

Adubo Orgânico:  Compostagem pode ser um nome complicado, mas na verdade é uma coisa muito simples. É a transformação de restos de alimentos que você tem em casa, em adubo natural, que é ótimo pra suas plantas. Você não precisa usar adubo químico na sua horta e plantas de casa. Você pode usar sobras de frutas, legumes, verduras, cascas de ovos, pó de café e saquinhos de chá. Mas ATENÇÃO: não use frutas cítricas, bagaço ou casca de laranja, limão. Isso tem que ir pro lixo mesmo. As frutas cítricas não podem ir porque atrapalham a formação do adubo.

Os adubos caseiros são uma ótima saída para aproveitar restos de comida que iriam para o lixo, como cascas de banana e ovo, e ainda deixar suas plantas muito mais bonitas! A razão das suas plantas não crescerem, florescerem ou se manterem firmes e fortes pode estar na falta de nutrientes no solo.

Além é claro de várias receitinhas deliciosas e nutritivas:

Evitar o desperdício de comida não é só uma atitude de consciência social e ambiental. Aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de economizar, evitando a compra de novos itens. E quando se fala de aproveitar cascas, talos e folhas de frutas, verduras e legumes, ainda existem diversos ganhos para a sua saúde, com aumento de nutrientes, vitaminas e minerais.

📌Com esses alimentos você consegue fazer várias receitinhas gostosas👇🏼

🍍Casca do abacaxi
🥬Talo de Couve
🍌Casca da banana
🥭Talo de mamão
🥕Ramos de cenoura
🍊Casca da laranja

Doce de casca de laranja

Ingredientes

Casca de 2 laranjas
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farelo de trigo torrado

Modo de Preparo

Corte as cascas em tirinhas e deixe de molho, trocando a água a cada duas horas. Derreta o açúcar no fogo e acrescente as cascas já enxutas. Quando começar a engrossar a calda, acrescente o farelo de trigo. Mexa até açucarar.

Suco de casca de abacaxi e capim-cidreira

Ingredientes

Casca de 1 abacaxi
1 xícara de chá de capim cidreira
1 litro de água

Modo de Preparo

Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água. Coe. Adoce se for necessário e sirva.

Arroz cremoso de casca de abóbora

Ingredientes

1 cebola picada
Cascas de 1 abóbora
1 xícara de água
3 xícaras de arroz cozido
1 xícara de abóbora picada
1/2 caixinha de creme de leite
1/2 copo de requeijão

Sal a gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola em uma panela, adicione a casca de abóbora ralada e a água e deixe cozinhar por 15 minutos. Acrescente a abóbora e refogue bem. Aos poucos, coloque o arroz já cozido, alternando com o creme de leite e o requeijão. Por último, tempere com sal a gosto.

Bolo de Casca de Banana

Ingredientes

4 bananas com casca
2 xícaras de chá de leite
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de rosca
1 colher de fermento

Modo de preparo

Descasque as bananas, corte o fruto em rodelas finas e separe em um recipiente. Em seguida, retire as extremidades das cascas e, com a parte que sobrou, corte ao meio e coloque em um liquidificador. Acrescente o leite e bata até a mistura ficar homogênea. Em uma batedeira, coloque as claras dos ovos e bata até ficar em ponto de neve. Depois, acrescente as gemas, margarina e o açúcar. Em seguida, bata os ingredientes até ficar uma mistura homogênea. Acrescente o leite batido com as cascas e a farinha de rosca e o fermento. Unte a forma com margarina e farinha de trigo. Por fim, basta levar ao forno a 180 graus por 30 minutos. Para fazer a calda, pegue as bananas picadas em rodelas, adicione meia xícara de chá de açúcar e uma xícara de chá de água. Em seguida, aqueça os ingredientes no fogo. Adicione a calda após tirar o bolo do forno.

Sorvete de manga com casca

3 xícaras (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar

1 sachê de gelatina sem sabor

1/2 xícara (chá) de água para hidratar a gelatina

2 mangas com casca e sem caroço

Modo de Preparo

Leve ao fogo as 3 xícaras de água com o açúcar e mexa até formar uma calda grossa. Retire do fogo e acrescente a gelatina hidratada. Bata a manga com a casca no liquidificador. Misture a manga batida com a calda e deixe esfriar. Leve ao freezer. Depois de congelado, retire do freezer e bata na batedeira. Conserve no freezer.

Tira-gosto de casca de batata

– Cascas de batatas

Óleo para fritar

Sal a gosto

Lave e seque bem as cascas de batata. Frite-as em óleo quente até ficarem douradas e sequinhas. Tempere com sal e pronto. Sementes de abóbora preparadas dessa mesma forma também rendem bons aperitivos.

Alguns artigos que você pode gostar

Moleza App © 2020 | CNPJ 29.319.833/0001-00