O QUE VOCÊ FAZ COM O PÓ DE CAFÉ USADO? - Moleza App

O QUE VOCÊ FAZ COM O PÓ DE CAFÉ USADO?

Já pensou o que dá para fazer com a borra de café?

O café pode ser fraco, forte, com açúcar, sem açúcar, com rapadura, com leite, com canela, com chocolate, puro. São muitas receitas e truques para deixá-lo delicioso. Talvez, por isso, seja a segunda bebida mais consumida do país, ficando atrás somente da água, e presente em 80% dos lares brasileiros. 

Quando consumido com moderação, proporciona alguns benefícios para a saúde, como o combate ao câncer e a depressão e o rejuvenescimento da pele. O único problema é o que fazer com a borra de café. Algumas pessoas jogam no lixo e outras no ralo da pia. Neste texto, vamos mostrar 6 soluções interessantes e muito úteis para reaproveitar essa sobra.

Confesso que eu tinha um certo preconceito na utilização deste item no início, porém comecei a pesquisar, procurei assistir resenhas e é claro a testar e no final me vi completamente rendida aos encantos desse milagroso ingrediente. Vem ver algumas das inúmeras formas de reaproveitar a borra de café em casa.

Tirar cheiro de alguns alimentos das mãos: Alho, cebola, peixe e outros alimentos acabam deixando um cheiro forte nas mãos, difícil de ser tirado com detergentes e sabonetes normais. A borra de café, no entanto, é perfeita para isso. Depois é só lavar as mãos de novo, ou você vai ficar cheirando café (embora isso não seja ruim de forma alguma).

Combater chulé em sapatos: use uma meia velha e faça uma espécie de sachê com ela (a borra de café seca), coloque a meia dentro do sapato e deixe lá durante uma noite. E, se dá para tirar odores ruins de geladeiras, ralos e assim por diante, borra de café também consegue combater o mal cheiro de chulé em sapatos. Para isso, use uma meia velha e faça uma espécie de sachê com ela, para colocar a borra de café seca. Assim que for fechada com um nó, coloque a meia dentro do sapato e deixe lá durante uma noite toda.

Espante as pulgas: As pulgas são um problema comum em animais domésticos, e tratá-lo pode ser caro. Existem vários produtos de remoção de pulgas no mercado, mas muitos contêm química agressiva e podem produzir efeitos colaterais indesejados. Felizmente, as pulgas não parecem gostar de café. Para livrar seus animal desses insetos, esfregue borra de café em movimentos leves em toda a pele do seu animal após a banho. Em seguida, lave e deixe seu companheiro secar como de costume. A borra do café também proporciona suavidade e brilho ao pelo, mas há pouca ou nenhuma pesquisa para apoiar qualquer uma dessas alegações.

Manter invasores fora do jardim: Contra formigas, lesmas, caracóis e, pasmem, até mesmo gatos. Se quiser manter esses seres invasores longe de suas flores ou ervas aromáticas, espalhe borra de café pelo jardim. Ao usar o repelente químico é preciso considerar que, embora eficaz no combate às pragas, ele tem uma sobrevida maior na terra, pode matar outros insetos que são benéficos para a plantação e prejudicar a qualidade da planta. Para evitar esses transtornos, uma boa opção é utilizar a borra de café como repelente, principalmente se você mesmo tiver moído o café, ele se torna ainda mais efetivo no combate às pragas. Para isso, basta espalhar um pouco de borra de café na área desejada – insetos como formigas sumirão rapidamente.

Fertilizar as plantas: Você só precisa misturar a borra à terra a cada 4 ou 5 meses. Isso é suficiente para que a mistura, rica em nitrogênio, proteja as raízes contra os fungos. Um outro ótimo uso da borra de café, é para a limpeza de folhas de plantas que ficam dentro da casa e acumulam pó, uma vez que o uso de produtos de limpeza podem ser prejudiciais. Para isso, é só diluir uma parte da borra de café em cinco partes de água, molhar um pano e pronto, todas as folhas ficarão limpas e brilhantes. Um dos melhores amigos dos cultivadores de Orquídeas é a borra de café. Com o grão de café recém moído, suas borras funcionam perfeitamente como um repelente natural para o solo, afastando pragas que possam prejudicar a flor, mas sem prejudicar os demais organismos da terra. A borra de café é usada para afastar pragas como caracóis, lesmas e formigas, além de ser uma fonte rica de nitrogênio e potássio, ambos fundamentais para o desenvolvimento saudável das plantas.

Esfoliar a pele: Dá até para ficar uma pessoa mais bonita usando borra de café, sabia? Uma bela esfoliação natural pode ser feita em casa, usando uma xícara de borra quente, e uma colher de mel. Isso é ótimo para o rosto e um santo remédio para outras áreas ásperas do corpo, como cotovelos e calcanhares.

Hidratação nos cabelos: Essa pra mim é sem dúvida alguma uma das melhores opções da reutilização. A borra do café é um dos esfoliastes capilares favoritos das mulheres de cabelo castanho, porque além de tonalizar a cor e deixá-la mais brilhante, ela estimula o couro cabeludo, promovendo uma limpeza mais profunda. O uso de esfoliastes capilares é benéfico principalmente antes de fazer uma hidratação profunda, sendo ele o responsável por estimular a maior circulação na área ao oxigenar os poros do couro cabeludo, permitindo a maior entrada de nutrientes. Sem contar o cheiro maravilhoso que ele deixa!!!

COMO SECAR, ARMAZENAR E CONSERVAR A BORRA DO CAFÉ

Antes de usar a sua borra de café no dia a dia, você deve tomar alguns cuidados de armazenamento para que ela se mantenha limpa de bactérias e agentes que podem prejudicar sua saúde, como mofos. Com a borra ainda dentro do coador, coloque para secar sob o sol. Se necessário, use um copo para segurar o coador de pé para que a água saia por completo. Assim que ela estiver seca, retire-a de seu coador e armazene em um pote com tampa. Feche firmemente para evitar a entrada de ar e guarde o pote dentro da geladeira ou em algum lugar fresco e sem sol.

Alguns artigos que você pode gostar

Casa

LAVANDERIA PEQUENA POR AI?

SAIBA COMO ORGANIZÁ-LA E DEIXAR TUDO ACOMODADO! . Muitas pessoas, na hora de planejar a organização e decoração de suas casas, acabam deixando a lavanderia

Ler Mais

Moleza App © 2020 | CNPJ 29.319.833/0001-00